top of page
  • WhatsApp
  • Google Maps
  • Instagram
  • Facebook

Maio Amarelo: você é um motorista consciente?

  • Foto do escritor: Cria Propaganda
    Cria Propaganda
  • 14 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Imagem: Freepick


Estamos em maio e, mais uma vez, o quinto mês do ano assume uma cor que serve de alerta para agora e sempre: AMARELO. Isso aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2014, com o surgimento do MAIO AMARELO.


Mas o que muitas pessoas não sabem é que os primeiros passos do caminho trilhado por esse movimento foram dados bem antes, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança Pública no Trânsito”.


Em 2024, a ONU definiu novamente, por meio de uma Assembleia Geral, que os anos de 2021 a 2030 passam a ser a “Segunda Década de Ações para a Segurança Pública no Trânsito”, tendo como meta uma redução de 50% no número de lesões e mortes no trânsito em todo o mundo.

 

Atenção aos números alarmantes


Falando sobre números, eles são assustadores. E aqui vai um recorte do que acontece pelo nosso país afora. Em um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal – PRF e enviado ao portal de notícias R7, em 2023, os agentes contabilizaram 5.621 mortes e 67.658 acidentes de trânsito, tudo isso só nas rodovias federais.


Em uma matéria publicada no site do Governo Federal, sobre o lançamento da campanha deste ano, que tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, Marcello Costa, secretário nacional de transportes terrestres do Ministério da Infraestrutura, relembrou que cerca de 30 mil vidas foram perdidas em 2019 por causa dos acidentes de trânsito.

 

Trânsito seguro começa por você


Foi com o intuito de promover uma conscientização coletiva para tentar reduzir as tristes estatísticas, que o MAIO AMARELO surgiu. A campanha une o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil na discussão e criação de estratégias para um trânsito mais seguro.


O motivo é que muitas vidas dependem de você na condição de motorista, inclusive a sua. Então, busque dirigir de forma consciente sempre, com muita atenção e cuidado. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas. Veja:


- Se beber, não dirija! Nem que seja só um gole;

- Jamais use celular enquanto estiver em frente ao volante;

- Não deixe de usar o cinto de segurança nunca;

- Respeite a sinalização e os limites de velocidade;

- Mantenha uma distância segura de outros veículos;

- Lembre-se: a prioridade é o pedestre.


Dica extra: cuide do seu carro para que ele possa rodar bem em qualquer lugar, fazendo revisões periódicas. Assim, fica fácil detectar chances de possíveis falhas mecânicas que podem colocar em risco a sua segurança e a de outras pessoas. O time da AUTOSEG está aqui para te ajudar.

 

Referências

 

 
 
bottom of page